A partir de fevereiro, já estará disponível no Brasil a primeira scooter equipado com sistema híbrido leve. Fabricado pela Yamaha, a Fluo ABS Hybrid Connected traz um motor elétrico auxiliar para apoiar partidas, subidas, ultrapassagens, retomadas de velocidade. O motor elétrico fornece mais potência por três segundos sempre que identificar maior esforço do motor convencional.
A exemplo do que já existe em diversos automóveis, a nova scooter vem com sistema stop & start, que desliga a scooter quando estiver parado e religa ao acelerar. Com a integração do sistema híbrido, a scooter fica 12% mais econômica em relação à versão anterior segundo a fabricante.
A Fluo ABS Hybrid Connected traz um motor monocilíndrico de 125cc refrigerado a ar, que desenvolve 8,3 cavalos a 7.000 rpm e 1,0 kgf.m de torque a 5.000 rpm. A transmissão, do tipo CVT, é automática.
O modelo híbrido inaugural da Yamaha ganhou um painel LCD, com tomada USB e o sistema de conectividade Y-Connect, que utiliza o bluetooth para conectar a moto ao celular. O condutor tem acesso a informações como consumo, condição do óleo e da bateria, além de diagnósticos de eventuais falhas e alertas sobre manutenção.
O preço sugerido para a nova scooter híbrido é de R$ 16.690.